domingo, novembro 08, 2009

K2: KEE MARCELLO, MIKE TERRANA, MARCO MENDOZA (Lisboa) : 17 Novembro


À partida, o nome K2 poderia estar mais associado a uma aula de geografia e dizer mais aos amantes do alpinismo que da música. A realidade porém é que K2 - a famosa montanha dos Himalaias conhecida pelos muitas tragédias lá vividas e pelos relatos dos poucos homens que ousaram conquista-la esconde também o nome de um dos trios do rock mais poderosos e virtuosos da actualidade.
Formada em 2003 pelo ex-guitarrista dos Europe, Kee Marcello, a banda que varia de tour para tour (com a excepção do próprio Kee Marcello) é "só" composta actualmente também por Mike Terrana e Marco Mendoza.
Convidado em 1986 no auge da tournée do multiplatinado disco "Final Countdown" para substituir o não menos famoso John Norum nas guitarras, o também sueco Kee Marcello cedo impõe a sua apurada técnica, melodia e virtuosismo, assinando mesmos alguns solos que são unanimemente considerados como alguns dos melhores na história do rock. Basta percorrer alguns foruns de guitarristas e os solos em "Superstitious" ("Out of this World", 1988), e "All or Nothing" ("Prisioners in Paradise", 1991) aparecem entre os preferidos dos praticantes e amantes das seis cordas.
O baterista Mike Terrana é um dos nomes favoritos e mais conhecidos entre os amantes do rock e hard rock. Nascido nos EUA. trabalhou com nomes como Yngwie Malmsteen, Rage, Jennifer Batten - famosa pelas suas tournées com Michael Jackson e Jeff Beck -, Steve Lukather, dos Toto, Tony MacAlpine e Axel Rudi Pell. Actualmente, podemos encontrá-lo atrás das peles nos concertos dos Masterplan e da ex-vocalista dos Nightwish, Tarja Turunen.
Talvez bastasse o nome Thin Lizzy para Marco Mendoza ser famoso. De facto, ocupar o lugar do lendário Phil Lynott não está ao alcance de todos. Mas Mendoza não ficou só por aqui. Blue Murder, Ted Nugent, Whitesnake e Lynch Mob foram alguns dos projectos em que participou e que fizeram aumentar em muito a reputação e fama deste cada vez mais requisitado e respeitado baixista.
Dia 17 de Novembro o Musicbox será palco desta expedição musical em que os relatos finais do concerto dos K2 serão, seguramente, de conquista e de vertiginosas emoções.

Sem comentários: