terça-feira, junho 01, 2010

Tarantula - "Spiral of Fear" o novo album


Referência maior do heavy metal feito em Portugal, os Tarantula estão a preparar o lançamento do seu oitavo álbum de originais. Intitulado Spiral of Fear, o novo disco integra 10 temas que demonstram que, a par do virtuosismo dos seus membros, a criatividade continua a ser a marca distintiva dos Tarantula.

Maioritariamente composto pelo guitarrista Paulo Barros, Spiral of Fear foi gravado nos estúdios Rec'n'Roll, sob a supervisão de Luís Barros (baterista da banda), que é igualmente responsável pela produção.

Fundada em 1981 pelos irmãos Paulo e Luís Barros, inicialmente com o nome de Mac Zac - que foi alterado para Tarantula no ano seguinte.
A banda de Valadares (Gaia) conquistou o seu lugar no panorama musical por mérito próprio, graças a duas demo e a inúmeros concertos, incluindo na Alemanha, que culminaram na gravação em 1987 do seu álbum de estreia, Tarantula, o primeiro disco de heavy metal português lançado por uma editora nacional.

O álbum foi um imediato sucesso de vendas, tornando os Tarantula um caso único em Portugal. Mas seria o seu sucessor, Kingdom of Lusitania (1990), a projectar o nome da banda internacionalmente, devido às excelentes críticas que recebeu, não só em vários países europeus, mas também em paragens mais remotas, como o Japão ou a América do Sul.

Deste reconhecimento resultaram propostas para actuar ao lado de nomes como os Deep Purple (nos dois concertos que a mítica banda de Ian Gillan e Roger Glover realizou em Portugal, em 1999), Manowar, Hammerfall, Gamma Ray ou Jag Panzer - para citar apenas alguns.

Pela sua qualidade como compositor e executante, o guitarrista Paulo Barros, que mantém uma carreira a solo paralela à dos Tarantula, foi o escolhido para abrir os espectáculos de 2008, em Lisboa e Porto, de Joe Satriani, provavelmente o mais importante nome da guitarra da actualidade na área do rock.

O impacto que a obra dos Tarantula causou nos circuitos internacionais levou ainda a que a banda fosse convidada a integrar o catálogo de uma das mais conceituadas editoras especializadas em heavy metal, a alemã AFM Records, que lançou Light Beyond the Dark (1998), Dream Maker (2001) e Metalmorphosis (2005).

Agora, prestes a comemorar 30 anos de carreira, a mais antiga banda de heavy metal português no activo ultima "Spiral of Fear" a editar em breve.

Sem comentários: