quarta-feira, setembro 30, 2009

Fãs de música clássica e heavy metal são parecidos


Um estudo que analisa a relação entre gosto musical e personalidade sugere que há semelhanças entre fãs de música clássica e aqueles que gostam de heavy metal, noticia o Estadão.

A pesquisa, realizada na Universidade Heriot Watt, em Edimburgo, na Escócia, entrevistou 36 mil pessoas. Os investigadores fizeram perguntas sobre características da personalidade de cada participante e pediram para que os voluntários avaliassem 104 estilos musicais.

Os resultados sugerem, por exemplo, que fãs de jazz são criativos e extrovertidos, enquanto aqueles que gostam de música pop tendem a ter pouca criatividade.

Segundo o professor Adrian North, que liderou o estudo, a surpresa foi descobrir semelhanças na personalidade de fãs de música clássica e heavy metal.

«São pessoas muito criativas, introvertidas e de bem consigo mesmas, o que é estranho. Como é que se pode ter dois estilos tão diferentes com grupos de fãs tão parecidos?», questionou North.

O investigador sublinha que uma das explicações pode ser o «aspecto teatral desses estilos, que são dramáticos».

«As pessoas em geral têm um estereótipo sobre os fãs de heavy metal, acham que têm tendência suicida, são deprimidos e representam um perigo para si e para a sociedade em geral. Na verdade, são pessoas muito delicadas», afirmou.

3 comentários:

Titá disse...

Concordo com este estudo. Aliás, já tinha uma ideia formada muito idêntica à explorada neste estudo.

Parabéns pelo teu blog. É genial

Anónimo disse...

Muito bom seu Blog!!
gostaria de convidá-lo a visitar o nosso....minervapop.blogspot.com
Valeu!
Anselmo - SP

Carlos Santos disse...

Olá prima Titá, muito obrigado pela tua visita e pelo comentário. Estou a recarregar de boas energias em Santar, e aproveitei para actualizar o blog com novas notícias. Um beijo para ti.
Amigo Alselmo, agradeço muito as suas palavras de apoio. Já visitei o vosso belo blog. Continuem assim no apoio à música. Aproveito para enviar um abraço a todos os nossos "irmãos" do Brasil.